Cirurgia Ortognática

A Cirurgia Ortognática é a especialidade da Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo facial, que tem como objetivo principal corrigir as deformidades dentofaciais, resultantes de algum tipo de deformidade, como por exemplo ossos da face em relação à base do crânio estarem mal posicionados, interferindo na aparência estética dos pacientes e comprometendo, muitas vezes, o funcionamento das articulações e resultando numa  função inadequada e indesejável. As deformidades dentofaciais apresentam-se de diversas formas podendo se destacar:
Micrognatismo ou Retrognatismo: situação clínica em a mandíbula apresenta tamanho menor do que a maxila. Esta deformidade é conhecida como Classe II, de Angle; TRAUMATOLOGIA
Prognatismo: A mandíbula é maior do que a maxila. Esta deformidade é conhecida como Classe III, de Angle;
Assimetria: Os maxilares apresentam desvios em relação à linha mediana do paciente podendo ser para a direita ou para a esquerda;
Deficiência transversal: A maxila esta menor que a mandíbula no sentido horizontal;
Mordida aberta: Os dentes superiores anteriores não se aproximam dos dentes interiores anteriores;
Mordida profunda: Os dentes inferiores anteriores encostam no palato do paciente.

Planejamento cirúrgico

A avaliação destas deformidades inicia-se com a observação cuidadosa da face do paciente, sendo o exame clínico de fundamental importância para a realização deste procedimento. Estudos cefalométricos e programas de computação auxiliam nesta avaliação.
A cirurgia é realizada por dentro da boca, ou seja, as incisões são internas e os pontos são reabsorvíveis. Possui duração de duas a quatro horas, realizada em âmbito hospitalar sob anestesia geral, onde o paciente permanecerá internado por 24 horas.

O que será feito na cirurgia?

Este procedimento resume-se em reposicionar os ossos considerados mal posicionados na posição correta. Podendo ser realizado na maxila, mandíbula, mento e articulação temporo mandibular. Após o reposicionamento, a maxila ou a mandíbula, serão fixados através de mini-placas de Titânio.

Planejamento da Cirurgia

Cada tipo de deformidade requer um planejamento e um tipo de cirurgia diferente. O ideal é que o cirurgião buco maxilo e o ortodontista façam este planejamento juntos, já que na maioria dos casos, a utilização de aparelhos ortodônticos se faz necessária, tanto no pré quanto no pós-operatório.

É preciso colocar aparelhos nos dentes para fazer a cirurgia ortognática?

Sim, é preciso quase em todos os casos realizar a ortodontia em conjunto com o tratamento cirúrgico, geralmente dentro da seguinte seqüência: ortodontia inicial que pode ter um tempo de 4 a 18 meses de preparo ortodôntico antes da cirurgia, realização da cirurgia com o aparelho instalado, e depois  aproximadamente 10 meses para realizar o término do tratamento ortodôntico, chamado também de refinamento ortodôntico.

O aparelho melhorará a mordida antes da cirurgia?

Normalmente não, pelo contrario o ortodontista com o aparelho ortodôntico reposiciona os dentes nas bases óssea o que resulta muitas vezes em uma piora da oclusão e consequentemente na estética facial, fato que deve ser esclarecido ao paciente fazendo-o entender que tal correção se dará no momento cirúrgico e que, portanto, trata-se de uma piora transitória.

A partir de que idade pode-se indicar a cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática pode ser realizada no momento em que o crescimento dos ossos faciais já está em fase final e já definidos.

Existe alguma prevenção?

Sim. Caso o ortopedista identifique alterações na face durante o crescimento, poderá ser aplicado a ortopedia funcional e/ou ortodontia, essas técnicas ajudarão na correção do crescimento facial. Neste caso é aconselhável que o cirurgião bucomaxilo acompanhe o caso. Na maioria dos caso as correções evitam cirurgias no futuro ou reduzem a deformidade.

Qual o prazo de recuperação?

Normalmente, a recuperação dos pacientes é completamente estabelecida em torno de 4 a 8 semanas, dependendo do caso.

Plano de saúde cobre este tratamento?

Nem sempre, porém se o paciente possuir um Plano de Saúde, é possível negociar para que o convênio faça a cobertura das despesas hospitalares necessárias, para execução da cirurgia. O reembolso dependendo do caso também poderá ser utilizado.

Programa de Acompanhamento Periodontal

Na prática, o que podemos fazer para transformar seu sorriso em 1 dia?

Facetas Laminadas

A faceta laminada de porcelana é indicada para corrigir a cor e o formato de dentes saudáveis ou que não estejam completamente destruídos.

Clique aqui para conhecer mais sobre o tratamento com facetas laminadas.

Clareamento

Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que eles estejam íntegros, sem muitas restaurações.

A nossa página sobre Clareamento Dentário oferece informações completas sobre o procedimento.

Implantes

Não deixe que a perda de dentes comprometa sua saúde.

Implantes dentários são ideais para resolver problemas como mastigação pouco eficiente e alguns tipos de dores de cabeça.

Clique aqui para saber mais detalhes.

Dental Day
Spa Odontológico

Rua Afonso Braz, 579 - cjs. 26/28 - Vila Nova Conceição
São Paulo - SP - Telefones: (11) 3842.6209 / (11) 3841.9371
Responsável Técnico - Silvia Regina Valentoni - CROSP 50985

Desenvolvimento: Pwi