Tratamento de canal (endodontia)

O tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado em casos de: cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma por uso de aparelhos de ortodontia, lesões que envolvam a gengiva e o canal do dente, necessidades protéticas (colocação de prótese) e outras doenças endodônticas. O tratamento de canal visa a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.

Tratamento de canal (Endodontia)

Ao ingerir alimentos quentes ou frios sinto dor. Haverá necessidade de tratar o canal do dente?

Dependendo da intensidade da dor, a inflamação do nervo pode ser  irreversível. Nestes casos é imprescindível uma visita ao endodontista (cirurgião dentista especialista em tratamentos de canal) para realização de testes clínicos que determinarão a necessidade ou não do tratamento de canal.

Ao mastigar sinto dor ou incômodo em um ou mais dentes. A solução seria o tratamento de canal?

Em alguns casos sim, pois nesse estágio o nervo do dente já pode estar necrosado.

O que é necrose pulpar?

É a falência do sistêma de nervos e irrigação sanguínea do dente, o qual chamamos de polpa dental. Quando ocorre a necrose pulpar temos que fazer o tratamento de canal, limpando toda a cavidade interna do dente e eliminando assim as bactérias ali existentes.

O que é tratamento de canal em “polpas vivas”?

É o tratamento de canal feito em dentes onde ainda não houve a deterioração do tecido pulpar, mas as agressões externas já atingiram a polpa dentária. Normalmente, nestes casos, o paciente relata dor de dente aguda à temperaturas frias e até mesmo dor espontânea.

Abcesso dentário, o que é?

Quando um dente tem que passar por tratamento de canal e o tecido interno, chamado polpa dental, necrosa podemos ter a formação de um abcesso. Nesses casos, o dentista tem que intervir imediatamente, pois se trata de uma infecção de origem dentária que deve ser curada com o imediato tratamento do canal através de instrumentação mecânica e uso de medicamentos.

Quando tratamos o canal de um dente este tem obrigatoriamente que escurecer?

Não, quando o tratamento de canal obedece à técnica correta e se faz uso de medicações e de materiais adequados no tratamento não há o risco de escurecimento por endodontia.

Quando vamos utilizar o dente como suporte de prótese fixa, temos obrigatoriamente que tratá-lo endodonticamente?

Nem sempre, apesar de termos que tratar o canal quase na totalidade das vezes em consequência do desgaste feito no elemento dental afim deste sustentar este tipo de reabilitação (prótese dentária).

Programa de Acompanhamento Periodontal

Na prática, o que podemos fazer para transformar seu sorriso em 1 dia?

Facetas Laminadas

A faceta laminada de porcelana é indicada para corrigir a cor e o formato de dentes saudáveis ou que não estejam completamente destruídos.

Clique aqui para conhecer mais sobre o tratamento com facetas laminadas.

Clareamento

Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que eles estejam íntegros, sem muitas restaurações.

A nossa página sobre Clareamento Dentário oferece informações completas sobre o procedimento.

Implantes

Não deixe que a perda de dentes comprometa sua saúde.

Implantes dentários são ideais para resolver problemas como mastigação pouco eficiente e alguns tipos de dores de cabeça.

Clique aqui para saber mais detalhes.

Dental Day
Spa Odontológico

Rua Afonso Braz, 579 - cjs. 26/28 - Vila Nova Conceição
São Paulo - SP - Telefones: (11) 3842.6209 / (11) 3841.9371
Responsável Técnico - Silvia Regina Valentoni - CROSP 50985

Desenvolvimento: Pwi